sábado, 8 de novembro de 2008

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O QUE COMEMORAR DIA 20 DE NOVEMBRO

Vem chegando mais um dia da consciência negra, dia este atribuído a morte de Zumbi de Palmares, um herói pouco conhecido, cada ano que passa, pouco sabemos desta história e pouco é difundida, no currículo escolar nem se fala, na mídia então piorou, só lembramos quando chega novembro, e enquanto isso, uns e outros brigam por cotas públicas enquanto política pública de inclusão do negro na sociedade, fato é que o preconceito ainda existe e em determinados espaços são praticados com respaldo legal, será até quando? Será que isso vai acabar? Parece que a cor da pele negra esta estampada o atestado de pobreza que forma a cara do Brasil, o mesmo Brasil que detém um mistura de cores e raças, consegue produzir um descaso semi-oculto de sua identidade negra, ora tão festejada na cultura popular, afirmo e reafirmo são cinzas da escravidão que transpôs o tempo e joga na nossa cara negra o gosto amargo da derrota social, que por vezes nem oferecendo a possibilidade e reação, como uma cicatriz que deixa marcas para sempre, estas marcas feito feridas abertas perfuradas pelo orgulho de sermos um povo miscigenado na prática e na obvia sensação de querer um país melhor para “todos”. É quem sabe um dia, no dia em que os negros e sua cultura parar de serem vistas como algo exótico, atípico e vista sim como natural do brasileiro, em que o negro possa entrar em uma loja sem ser perseguido, para ver se vai roubar, sem que haja um olhar de desconfiança quando você entra em um restaurante dito de classes favorecidas e as pessoas fiquem te reparando, o dia em que poderemos ir ao banco sem olhares atravessados achando que você é um assaltante, ou quando tiver escutando seu samba ou pagode, sem que os outros ditos eruditos fiquem criticando seu estilo musical, estou falando de respeito, coisa que o negro nunca teve neste país que ajudou a construir, quantas vidas perdias meu Deus na construção de cidade como Ouro Preto, Diamantina, São Paulo, Brasília, é de se orgulhar? Ainda é pouco? O que dizer da única guerra em que o Brasil lutou, e que quem lutou? o negro claro na guerra do Paraguai, e o que ganhou em troca, a moradia em favelas, a exclusão social, o preconceito, a marginalização. Como reparar isso? O abismo social do presente é o abismo histórico, a coerência é o imponderável e ninguém sabe o que comemorar no dia 20 de novembro.

opções de foldes







DIA DA CONSCÊNCIA NEGRA


terça-feira, 28 de outubro de 2008

DIA A CONCIÊNCIA NEGRA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MÁRIO TROMBINI – 17 DE NOVEMBRO DE 2008.




ATIVIDADES

MANHÃ

1º Ato 9:40 – DEBATE- POLÍTICA DE COTAS VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR
PROFESSORES - RICARDO, ISABEL.


2º Ato 10:40 – APRESENTAÇÃO DE HIP-ROP DA GALERA.


TARDE

1º Ato 16:40 – APRESENTAÇÃO DE CAPOEIRA


2º Ato 17: 30 – APRESENTAÇÃO DE HIP HOP.




NOITE

1º Ato - 19:00 - APRESENTAÇÃO DO DOCUMETÁRIO ACUBALIN – ASSOCIAÇÃO DE CULTURA BANTO DE CARAGUATATUBA

2º Ato - 20:00 - PALESTRA COM O DIRETOR DA ACUBALIN

3º Ato - 21:15 APRESENTAÇÃO DE HIP ROP DA GALERA.

























ORGANIZAÇÃO: RICARDO E ISABEL
PARTICIPAÇÕES: ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
AGRADECIMENTOS: ACUBALIN, (Associação de Cultura Banto do Litoral Norte Caraguatatuba/SP ) web site http://www.acubalin.org.br/programas.htm
AOS COLEGAS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL COMENDADOR MÁRIO TROMBINI






























































































sábado, 20 de setembro de 2008

Para Além do protocolo de Kyoto e o Papel do Gestor Ambiental - por Ricardo Quirino - Resenha.

A realidade do protocolo de Kyoto não é a melhor, recentemente em 2007 em um encontro realizado pela ONU em Bali na Indonésia, várias ONGs criticaram a inércia das ações empreendidas pelos membros da ONU em relação às mudanças climática como, por exemplo, cito: “Para ilustrar as críticas à suposta lentidão do processo em Bali, ativistas do grupo ambiental WWF fizeram um protesto vestidos de lesma e "se arrastando" em frente ao centro de convenções em que o encontro acontece. ”(fonte BBC Brasil).

Continua ainda, na decepção geral vejamos: “Viemos a Bali com grandes expectativas de que os países industrializados tomariam a liderança e cumpririam as suas responsabilidades históricas, como prevêem a Convenção do Clima da ONU e o Protocolo de Kyoto", afirmou a coordenadora da campanha internacional para mudança climática da ONG britânica Friends of the Earth, Stephanie Long.”
A guerra de interesses, a imposição Americana em não aceitar o tratado às custa dos países em desenvolvimento, em diminuírem também suas emissões de gás carbônico, é o que tem travado as negociações.
No entanto, fora dos Fóruns mundiais e especificamente o caso Brasileiro temos uma realidade de sustentabilidade, e um mercado promissor para o gestor ambiental, partindo do princípio de que os projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL) que tem como fator a implementação de medidas sustentáveis em países em desenvolvimento, que geram certificados e estes são creditados e comercializados a fim de promover o desenvolvimento sustentável no país em fase de crescimento econômico tardio como o caso brasileiro.
Os projetos estratégicos em que os Gestores podem participar devem ser baseados em fontes renováveis e alternativas de energia, eficiência e conservação de energia ou reflorestamento, manejo integrado de áreas de preservação permanente, BEM COMO DAS Unidades de Conservação, atendendo a SNUC – 2000 destacando seus objetivos promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais, promover a utilização dos princípios e práticas de conservação da natureza no processo de desenvolvimento, proteger e recuperar recursos hídricos e edáficos, recuperar ou restaurar ecossistemas degradadosfavorecer condições e promover a educação e interpretação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico, proteger os recursos naturais necessários à subsistência de populações tradicionais, respeitando e valorizando seu conhecimento e sua cultura e promovendo-as social e economicamente.
Dentro desta lógica e para além deste entendimento técnico, nota-se que o econômico tem como norte a procura de certificação de projetos de redução de emissões e a posterior venda das reduções certificadas de emissão para serem utilizadas pelos países desenvolvidos, afim de atingir suas metas de redução, eis então o fio condutor que poder ser explorado pelo gestor a fim de cumprir as etapas necessárias para a Certificação que segundo a Roberto do Nscimento em publicação on-line no site do terra.com.br são sete:
1 - deve ser elaboração um documento de concepção de projeto (DCP), usando a metodologias já aprovadas ou que venham a ser aprovadas pelas várias instâncias responsáveis (já há no Brasil uma série de empresas e consultorias que analisam a possibilidade e, se for o caso, fazem esses projetos);
2 - validação (verifica se o projeto está em conformidade com a regulamentação do Protocolo de Quioto);
3 - aprovação pela Autoridade Nacional Designada ¿ AND, que no caso do Brasil é a Comissão Interministerial de Mudança Global do Clima (CIMGC), que analisa se o projeto contribui para o desenvolvimento sustentável;
4 - submissão ao Conselho Executivo para registro;
5 - monitoramento;
6 - verificação/certificação;
7 - emissão de unidades segundo o acordo de projeto.

Aqui talves esteja o principal papel do Gestor ambiental dentro deste processo, pois antes de ser pago os créditos o projeto a priori não tem um financimento, ou seja, quem está disposto a assumir os riscos de um projeto no papel ? é o que os especialista chamam de mercado futuro do carbono, não sabe-se se o projeto irá dar certo. Para tanto, há uam real necessidade do fincancimento do projeto.
Para esta questão a saída e utilizar técnicas de redução já comprovadas ou já certificadas diminuindo assim os riscos. Nesta perspectiva, mercadológica os créditos carbono ganham um amplitude maior do até mesmo os mecanismos adotados para a prática do projeto e seu objetivo que é o desenvolviemnto sustentável, não há como não criticar este etrelaço de negociações de capitalização do meio ambiente, afinal quem compra estes créditos carbonos estão do outro lado do mundo e por vezes nem sabe como foi criado, e quais medidas tomadas para esta aquisição.
Por fim, a especulação neste campo já é uma realidade dura e crúa, pois em 2012 esta cada dia mais presente e o Protocolo de Kyoto esta findando, e as ações afirmativas no sentido de preservação e diminuição de emissões de gases ainda estão longe de serem uma unanimidade entre os países que assinaram o documento lá em 1997. Com isso, o risco dos mercados futuros de carbono ficam ainda maiores e o financiamento de projetos encontram resistências, até mesmo naturais, dentro desta falta de consenços dos membros da ONU.

domingo, 7 de setembro de 2008

Lista de Exercícios para Repor Aulas perdidas dos alunos do 2 º ano do ensino médio.

LISTA 1 – PARA QUEM PERDEU DE 1 A 10 AULAS

Exercício 1 - Procure e responda o que se entende por Acumulação primitiva de capital?

Exercício 2 – Caracterize a ocupação econômica do território brasileiro, demonstrando os ciclos econômicos do Pau-Brasil, da Cana de Açúcar, do Ouro e do Café?

Exercício 3 – Explique o que é, e como funciona a Balança Comercial? Dentro do atual processo de Globalização prevalece o comércio multilateral ou regional?

Exercício 4 - O que significa OMC, qual a função deste órgão no mundo atual?

Exercício 5 – O que são subsídios agrícolas e porque o Brasil e o G-20 são contra?

Exercício 6 – A partir de qual período a sociedade brasileira começou a se industrializar, é
possível identificar períodos industriais, que aconteceu de forma tardia, descreva essa industrialização tardia?

Exercício 7 – Procure sobre a estrutura fundiária do Brasil e seus aspectos? O que é êxodo rural, o que este processo tem haver com a urbanização e a industrialização?
__________________________________________________________________

LISTA 2 – PARA QUEM PERDEU MAIS DE 10 AULAS

Exercício 1 - Procure e responda o que se entende por Acumulação primitiva de capital?

Exercício 2 – Caracterize a ocupação econômica do território brasileiro, demonstrando os ciclos econômicos do Pau-Brasil, da Cana de Açúcar, do Ouro e do Café?

Exercício 3 – Explique o que é, e como funciona a Balança Comercial?

Exercício 4 – Dentro do atual processo de Globalização prevalece o comércio multilateral ou regional?

Exercício 5 - O que significa OMC, qual a função deste órgão no mundo atual?

Exercício 6 – O que são subsídios agrícolas e porque o Brasil e o G-20 são contra?

Exercício 7 – O que significa ONU, quando ela surgiu e qual seu papel na origem e atualmente
que em situação ela se encontra?

Exercício 8 – A partir de qual período a sociedade brasileira começou a se industrializar, é possível identificar períodos industriais, que aconteceu de forma tardia, descreva essa industrialização tardia?

Exercício 9 – O que é êxodo rural, o que este processo tem haver com a urbanização e a industrialização?

Exercício 10 – Procure sobre a estrutura fundiária do Brasil e seus aspectos?

Exercício 11 – Quais movimentos sociais ligados ao campo e quais suas reivindicações?

Exercício 12 – Caracterize a hierarquia urbana no Brasil?

Exercício 13 – Comente sobre a urbanização brasileira em seus principais aspectos?

Exercício 14 – Caracterize a metropolização do Brasil, quais são e por quais motivos são denominadas metrópoles?

sábado, 6 de setembro de 2008

Lista de Exercícios para Repor Aulas perdidas dos alunos do 1º ano do ensino médio.

Lista de Exercícios para Repor Aulas perdidas dos alunos do 1º ano.

LISTA 1 – PARA QUEM PERDEU DE 1 A 10 AULAS

Exercício 1 – Observe os mapas a seguir:
MAPA 1 – População Absoluta no ano de 2000 – Mapa em anamorfose
Mapa 2 – População Absoluta no ano de 2000 – sem anamorfose






Texto 1 - Os mapas são representações gráficas do espaço constituídas por 3 elementos básicos: escala, projeção e simbologia. Resultam de um conhecimento acumulado de informações e técnicas desenvolvidas por uma sociedade. Estão presentes em Atlas, revistas, jornais e noticiários de TV, gabinetes de políticos e empresários. São usados por economistas, urbanistas, engenheiros, militares e outros profissionais, bem como por turistas. São portanto recursos bastante importantes para localizar, informar ou orientar-se no espaço, desde que o indivíduo saiba interpretá-lo.
Observando tudo isso se pergunta:
O que há de diferente entre o mapa 1 e o mapa 2, acima visualizado, como você pode explicar essa construção, é possível notar a comunicação ou a mensagem que este mapa esta mostrando, pesquise os países do mundo sobre a população e responda, identifique quais as maiores populações do mundo?


Exercício 2 :
Observe a imagem abaixo



http://www.cpa.unicamp.br/atualizacoes-regulares/imagens-de-satelite-goes/satelite_goesanima24.html


A imagem acima é uma imagem de satélite que caracteriza a previsão de tempo atmosférico que podemos acompanhar nos telejornais. Considerando que as imagem de satélites representam um extraordinário recurso de visualização da Terra, será que os mapas serão então dispensáveis?
Exercício 3 - Depois do atentado Terrorista a Nova York, os EUA(Estados Unidos da América) invadiram o território do Afeganistão, suposto esconderijo do líder terrorista Osama Bin Laden. Recentemente os EUA voltaram a suas forças militares contra o Iraque, acusado de possuir arma de destruição em massa, bombas atômicas. Observando isso, qual é o papel do EUA hoje no mundo, qual organismo internacional responsável por regular as relações internacionais entre os países e qual a função desta organização?


Exercício 4 - As migrações internacionais, atualmente, constituem um espelho das assimetrias das relações sócio-econômicas vigentes em nível planetário. São termômetros que apontam as contradições das relações internacionais e da globalização neoliberal. Outro desafio da mobilidade humana contemporânea é o aumento da migração clandestina, que é diretamente relacionado às políticas migratórias restritivas. Como explicamos a migração clandestina no Brasil e para onde é maior o fluxo deste tipo de migração?


Exercício 5 – Conceitue Globalização e seus aspectos desde a sua origem ate os dias atuais?


Exercício 6 – Procure e responda o que é o Acordo de Bretow Woods ?


Exercício 7 – Explique o que são fluxos, sejam materiais ou imateriais, e como o fluxo do comercio esta ligado a relação entre os países?

_______________________________________________________________________________

Lista de Exercícios para Repor Aulas perdidas dos alunos do 1º ano.

LISTA 1 – PARA QUEM PERDEU DE MAIS DE 10 AULAS

Exercício 1 – Observe os mapas da lista anterior:


MAPA 1 – População Absoluta no ano de 2000 – Mapa em anamorfose


Mapa 2 – População Absoluta no ano de 2000 – sem anamorfose



Texto 1 - Os mapas são representações gráficas do espaço constituídas por 3 elementos básicos: escala, projeção e simbologia. Resultam de um conhecimento acumulado de informações e técnicas desenvolvidas por uma sociedade. Estão presentes em Atlas, revistas, jornais e noticiários de TV, gabinetes de políticos e empresários. São usados por economistas, urbanistas, engenheiros, militares e outros profissionais, bem como por turistas. São portanto recursos bastante importantes para localizar, informar ou orientar-se no espaço, desde que o indivíduo saiba interpretá-lo.
Observando tudo isso se pergunta:
O que há de diferente entre o mapa 1 e o mapa 2, acima visualizado, como você pode explicar essa construção, é possível notar a comunicação ou a mensagem que este mapa esta mostrando, pesquise os países do mundo sobre a população e responda, identifique quais as maiores populações do mundo?


Exercício 2 :
Observe a imagem do exercício 2


A imagem acima é uma imagem de satélite que caracteriza a previsão de tempo atmosférico que podemos acompanhar nos telejornais. Considerando que as imagem de satélites representam um extraordinário recurso de visualização da Terra, será que os mapas serão então dispensáveis?


Exercício 3 - Depois do atentado Terrorista a Nova York, os EUA(Estados Unidos da América) invadiram o território do Afeganistão, suposto esconderijo do líder terrorista Osama Bin Laden. Recentemente os EUA voltaram a suas forças militares contra o Iraque, acusado de possuir arma de destruição em massa, bombas atômicas. Observando isso, qual é o papel do EUA hoje no mundo, qual organismo internacional responsável por regular as relações internacionais entre os países e qual a função desta organização?


Exercício 4 - As migrações internacionais, atualmente, constituem um espelho das assimetrias das relações sócio-econômicas vigentes em nível planetário. São termômetros que apontam as contradições das relações internacionais e da globalização neoliberal. Outro desafio da mobilidade humana contemporânea é o aumento da migração clandestina, que é diretamente relacionado às políticas migratórias restritivas. Como explicamos a migração clandestina no Brasil e para onde é maior o fluxo deste tipo de migração?


Exercício 5 – Conceitue Globalização e seus aspectos desde a sua origem ate os dias atuais?


Exercício 6 – Procure e responda o que é o Acordo de Bretow Woods ?


Exercício 7 – Explique o que são fluxos, sejam materiais ou imateriais, e como o fluxo do comercio esta ligado a relação entre os países?


Exercício 8 - Observando a Doutrina Bush e todo entendimento sobre poder, território e geopolítica, sabendo ainda sobre a influência dos EUA no Oriente Médio, marque a opção CORRETA:


a) A política norte-america sempre atende o consentimento da ONU(Organização Das Nações Unidas) pois, a democracia e a justiça é o lema americano para com os outros países.
b) Às praticas americanas são geopolíticas e prevê o ataque preventivo, sendo que o próprio Georg W. Bush se declarou como o Presidente da Guerra.
c) O atual governo norte-americano quer criar uma Política de Cooperação com os países do Oriente Médio como Irão, Iraque que são aliados na luta americana visando um mundo mais justo.
d) Georg W. Bush venceu a eleição para presidente como apoio total da população America que incentivou sua vitoriosa caminhada até mesmo no dia da sua posse.


Exercício 9


“Espaço é poder
A palavra Geopolítica começou a ser utilizada no final do século XIX. Era uma referencia à ação do Estado territorial. Defendia-se, à época, que assim como as espécies animais e vegetais, os seres humanos dependem de território para sua existência. E que há, naturalmente, uma competição por esse espaço vital para nossas vidas. Uma luta, na verdade, que vence aquele grupo que tiver mais poder. Esse pensamento disseminou-se na Alemanha e também nos EUA, ainda no final do século XIX. Quem tem mais poder, quem for uma potencia maior, incorpora mais território ao seu controle. E ter muito espaço é poder. A “derrota na primeira guerra fortaleceu o entendimento de que a Alemanha só teria poder se arregimentasse mais territórios.” e isso resultou ainda na 2ª Guerra mundial e estas idéias de que espaço ou tamanho territorial denotam pode de alguma forma estão presente até hoje em nossa sociedade. (Texto adptado, Caderno do Professor Geografia, proposta do Governo do Estado de São Paulo pág. 39)
Se Espaço é poder tratando sobre o tamanho do território influencia o poder de um Estado e observando o mundo contemporâneo pode-se afirmar que:

a) Espaço não quer dizer poder absoluto, pois existem países que são pequenos como Japão, Inglaterra entre outro que tem um poder econômico, político e influenciam na geopolítica mundial.
b) Se espaço interfere no poder que o país tem o Brasil é assim uma superpotência mundial, pois detêm um grande espaço territorial.
c) URSS(União das Repúblicas Socialistas e Soviética ) E EUA, foram as superpotência que surgiram após a 2ª Guerra Mundial pois detinham poder econômico e militar capaz de impor suas vontades em relação aos outros países isso permanece ate os dia atuais.
d) Os EUA não são uma Superpotência Mundial, pois seu poder se limita ao campo militar, não sendo uma potencia econômica.


Exercício 10 - Sabe-se que no mundo os Refugiados são pessoas que deixam suas casas em seus países de origem para fugir de alguma situação que esteja acontecendo em seu país, assim marque a alternativa CORRETA em relação aos motivos que levam uma pessoa a fugir de seu país.


a) A Perda de uma copa do mundo leva as pessoas a abandonar seu país e ir para um país campeão como Brasil e Argentina.
b) Os motivos podem ser econômicos, ou pro conflitos armados pelo poder, bem ainda a miséria, a fome a catástrofes naturais como terremotos e vulcões.
c) Na África não existem refugiados, pois os países africanos são ricos e desempenham importante papel econômico e militar sendo uma região de estabilidade consolidada.
d) Países como França, Alemanha e Inglaterra são onde há milhares de pessoas fugindo, pois a miséria, a fome e a guerra são constantes.


Exercício 11 - A respeito do processo Migratório feito pelos Japoneses para o Brasil, a alternativa ERRADA é:


a) Devido á distância e o transporte feito através do navio Kassato Maru, a viagem durava 52 dias sendo quando chegava ao Brasil o imigrante desembarcava em Santos e era encaminhado para produção de café no Oeste Paulista.
b) Em Caraguatatuba existe um bairro chamado GETUBA em que se instalou a colônia japonesa e ate hoje no local existem descendentes, e podemos ver um pouco desta história no Pólo Cultural, pois neste local esta acontecendo uma exposição sobre a colonização Japonesa.
c) O encurtamento das distâncias geográficas quer dizer que o tempo de viagem entre Brasil – Japão diminuiu, graças à revolução dos transportes, dos meios de comunicação isso indica uma aceleração no fluxo de migrantes e informação dentro do atual processo de Globalização.
d) A colonização Japonesa não deu certo, pois aqui o Brasil não teve na sua história e não tem o costume de receber pessoas vindas de várias partes do mundo como Italianos, Poloneses, Espanhóis.


Exercício 12 – os organismos econômicos têm como idéia principal conciliar os interesses distintos que confrontam na escala mundial, pergunta se quais são estes organismos e seus objetivos tem dado certo?

Exercício 13 – o que é OMC, qual a sua proposta, há na OMC um consenso?


Exercício 14 – O que são fluxos e como a aceleração dos fluxos principalmente comerciais influi na nossa vida?

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Se liga galera, Vem ai em Novembro A Semana de Consciência Negra na Escola Comendador Mário Trombini

Projeto da Semana de Consciência Negra na Escola Comendador Mário Trombini


Objetivo Geral: promover uma semana discutindo sobre o negro no Brasil, a fim de propor uma prática multidisciplinar entre diversos temas da sociedade


Como funcionará:
Umas série e atividades e palestras sobre a cultura negra, sendo abordado os seguintes eixo temáticos temas
· Esporte, cultura e religião
· Etnia, conhecimento e linguagem
· Cotas, preconceitos e inclusão

Cronograma: As atividades e palestra ocorrerão após o intervalo do período da manhã.

Período da manhã

Dia 17/11/2008 – 09:50 às 10:50 Abertura com a palestra – Cotas e Preconceito
10:50 às 11:50 palestra sobre hip-hop e música

Dia 18/11/2008 – 09:50 às 10:50 – Palestra sobre Religiões afro-descendente
10: às 11:50 apresentação de capoeira, hip-hop e basquete de rua.

Dia 19/11/2008 – 09:50 às 10:50 Palestra a definir (a importância histórica dos povos negros enquanto matriz cultural)
10:50 às 11:50 Fechamento com a feijoada, samba e pagode.

domingo, 1 de junho de 2008

Desculpem a Inércia do Blog Geonaveia

Devido intensa fase de mudanças, meu blog há tempos não recebe uma postagem de conteúdos geográficos, no entanto estarei em breve adquirindo um computador e colocando todo conteúdo, seja das propósta de Ensino no Estado, bem como textos sobre meio-ambiente e sustentabilidade, o futuro deste blog é tornar um veículo de consulta que estabeleça uma comunicação entre educador ou educadores e alunos, seja no ensino fundamental, médio e superior, aqueles que tiverem interesse em públicar é só mandar um e-mail ricardo.qas@gmail.com, obrigado pela paciência, espero que em quatro meses estas metas sejam alcançadas.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Aula 1 do 2º Ano do Énsino Médio

Aula 1 do 2º Ano do Ensino Médio - Conceitos e Temas do Espaço Geográfico Dinâmico



O que é o Espaço Geográfico?



Esta é uma pergunta que a maioria dos alunos se fazem quando estudam Geografia, o que é este tal Espaço Geográfico, qual utilidade disso na minha vida, a resposta pode variar de simples a complexa depende do seu interesse pela Geografia, veja bem como podemos viver sem estar no espaço, seria impossível pensar em vida sem ocupação do espaço seja o ser humano, ou qualquer outra forma de vida, ou seja, tudo ocupa um espaço. Então o Espaço Geográfico é justa mente este tudo em relação as sociedades humanas e seus interesses em função da construção de uma sociedade, e isso implica a utilização do espaço que sofre transformações, e ainda que este espaço é dinâmico e provido de recursos que são utilizados pelo homem.

Assim o conjunto de lugares, que sofre modificações constantes e históricas caracterizam o Espaço Geográfico.

A escala do Espaço Geográfico

Bom, quando falamos em escala lembramos da parte numérica do assunto, no entanto a escala geográfica é um elemento fundamental para sabermos distinguir onde estamos localizados, assim veja o que segue:

Estamos no LUGAR, este lugar é a CIDADE, a cidade fica no MUNICÍPIO, o município fica em um ESTADO , o estado fica em um PAÍS, o país fica em um CONTINENTE, e o continente fica no MUNDO.

Categoricamente esta definição demonstra como a escala variou do lugar para o mundo, e seus caminhos.

A PAISAGEM, AS FRONTEIRAS, O TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADE, O ESTADO E O ESTADO NAÇÃO.

A PAISAGEM - é a porção do lugar que podemos visualizar, sendo que constituem de elementos geográficos(naturais -1º natureza*), como o relevo, os rios, a vegetação, o clima, bem como, as modificações impostas pelo homem a esta paisagem e utilização destes recurso (2ª natureza**)

OBS: (*)(**) As definições de 1º natureza esta ligada ao elemento natural sem modificação humana, ou seja, natureza, quando esta primeira sofre uma imposição economica passa a ser considerada recurso natural, sendo levada a transformação em materiais para utilização humana, assim temos a 2º natureza.

AS FRONTEIRAS - devem ser consideradas como um instrumento de limitação de lugares, que esta ligado diretamente a noção de TERRITÓRIO, pois, o este caracteriza as relações de poder exercida pelo ESTADO, enquanto agente no processo, e tudo ligado a consciência de sociedade pautada no trabalho. Assim, o Estado Nação é formado por um Território em função de um povo que vive em sociedade, atestando sua soberania, ao modelar e organizar estes entendimentos estamos definindo TERRITORIALIDADES.

As fronteiras podem ser efetivas, onde um país reconhece a soberania do outro, podem ser económicas como no caso de um Mercosul (Mercado Comum dos Países do Cone Sul - Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela) que compõem uma fronteira económica para comercializar seus produtos, ou ainda existem fronteira em litígio onde a soberania é violada podendo gerar um conflito, como o que esta acontecendo agora entre o Equador, a Colômbia e a Venezuela, em com clima de tensão entre estes países, a ponto de deflagra uma gerra na América do Sul.

Exercício de Reflexão:

1 - Explique a Frase: "O espaço geográfico é um espaço localizável e mutável"

2 - Conceitue os tidos de naturezas que temos e dê exemplos dos naturezas?

3 - As paisagens e o espaço geográfico estão unidas umbilicalmente, caracterize escalas de abordagem deste espaço geográfico e da paisagem nele inserida.

4 - Justifique a existência de fronteiras económicas. Relacione território, fronteira, Estado e Estado Nação.

Refêrencias

BARBOSA, Altair Sales et al. Geografia: Goiás e Tocantins.
Goiânia, Editora da UFG, 2004.
JAMES & MENDES. Geografia Geral e do Brasil: Estudos
para a compreensão do espaço. São Paulo, FTD. Vol. único.
Lúcia Marina & Tércio. Fronteiras da Globalização: Geografia
Geral e do Brasil. São Paulo, Ática.
MAGNOLI, Demétrio, et al. Projeto para o ensino de Geografia:
Geografia Geral. São Paulo, Moderna.
MAGNOLI, Demétrio, et al. Projeto para o ensino de Geografia:
Geografia do Brasil. São Paulo, Moderna.
SENE, Eustáquio de, et al. Geografia Geral e do Brasil: Espaço
Geográfico e Globalização. São Paulo, Scipione.
SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. São Paulo, Ática, 2004.
VISENTINI, J. William. Sociedade & Espaço: Geografia Geral
e do Brasil. São Paulo, Ática.
Periódicos atuais: jornais, revistas etc.

Obrigado Pessoal, estudem até a próxima....

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Aula 3 do 1º ano do Ensino Médio - FUSOS HORÁRIOS

FUSOS HORÁRIOS

Por dentro do sistema Mano:

O sistema de Fusos horários foram criados para facilitar e instrumentalizar as mudanças globais impostas pelo capital, ou seja, a padronização do tempo facilitaria o deslocamento de mercadorias, o sistema financeiro e o comércio de maneira geral.

Assim conclui-se que a terra 360º de circunferência e são necessário 24 horas para que ela complete o movimento de rotação(movimento que a Terra faz entorno de si mesma ou de seu eixo imaginário)
Ao dividir 360º/24 = 15º

Logo: cada fuso tem um espaçamento de 15º, sendo que são 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste, totalizando 24 fusos. Assim, cada fuso que corresponde a 15 meridiano (15º) corresponde a uma hora , em relação ao meridiano principal que divide a terra em leste e oeste, o meridiano de Greenwich.
Veja o mapa abaixo:

Para finalizar, para leste as horas irão aumentar a medida que que caminhamos e para o oeste as horas irão diminuir, por exemplo se no Brasil estamos a oeste de Greenwich são 12 horas, no Japão que esta a leste de Greenwich em relação ao Brasil serão 24 horas, pois a diferença entre o Brasil e o Japão são de 12 horas a mais, OK.

Resolva este problema:

Um avião faz uma viagem em duas etapas:

1ª etapa: Sai de Santiago (75º Longitude Oeste ), no Chile, às 7h do dia 2 e faz escala em São Paulo (45º Longitude Oeste ) após quatro horas de viagem .
2º etapa: Depois de Quatro horas, levanta vôo novamente com destino a Roma (15º Longitude Leste)

Responda:
1 - Que horas o avião chega a São Paulo?
2 - A que horas o avião chega a Roma, sabendo-se que a viagem de São Paulo a Roma dura dez horas?
3 - Qual diferença de horas entre Santiago e Roma?


Referências:

BARBOSA, Altair Sales et al. Geografia: Goiás e Tocantins.

Goiânia, Editora da UFG, 2004.

JAMES & MENDES. Geografia Geral e do Brasil: Estudos

para a compreensão do espaço. São Paulo, FTD. Vol. único.

Lúcia Marina & Tércio. Fronteiras da Globalização: Geografia

Geral e do Brasil. São Paulo, Ática.

MAGNOLI, Demétrio, et al. Projeto para o ensino de Geografia:

Geografia Geral. São Paulo, Moderna.

MAGNOLI, Demétrio, et al. Projeto para o ensino de Geografia:

Geografia do Brasil. São Paulo, Moderna.

SENE, Eustáquio de, et al. Geografia Geral e do Brasil: Espaço

Geográfico e Globalização. São Paulo, Scipione.

SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. São Paulo, Ática, 2004.

VISENTINI, J. William. Sociedade & Espaço: Geografia Geral

e do Brasil. São Paulo, Ática.

Periódicos atuais: jornais, revistas etc.


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Aula 02: Ensino Médio 1º Ano - Cartografia: Orientação e Linhas Imaginária

Aula 02 – 1º ANO DO ENSINO MÉDIO


Tema: Cartografia para Todos


A cartografia tem como base a orientação dos seres humanos, assim veremos em passos como ela esta no nosso cotidiano vejamos:

Supomos que você esta perdido de noite, e o céu esta cheio de estrelas, como faço para me localizar, neste caso?

É simples basta observar para o céu e achar o Cruzeiro do sul, que forma uma cruz como na figura 1:








Esta é uma forama de Orientação Relativa, assim como a Rosa dos Ventos vejamos:


Interessante né, como podemos nos localizar em qualquer ponto da Terra, mas para ser preciso necessitamos de outros instrumentos como a orientação absoluta, utilizando as coordenadas Geográfica, mas antes vejamos os conceitos abaixo:


LATITUDE : É A DISTÂNCIA EM GRAUS A PARTIR DA LINHA DO EQUADOR


EQUADOR : É O PRINCIPAL PARALELO QUE DIVIDE A TERRA EM DUAS PORÇÕES O HEMISFÉRIO NORTE(HN) E O HEMISFÉRIO SUL(HS), QUE VÁRIA 0º a 90º NOS DOIS HEMISFÉRIOS, SENDO QUE TEMOS AINDA MAIS DUAS LINHA IMAGINÁRIAS IMPORTANTES O TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO E O TROPICO DE CÂNCER, O PRIMEIRO HÁ 30º NO HN E O SEGUNDO HÁ 30º HS, COMO OBSERVAMOS ABAIXO:


LONGITUDE: É A DISTÂNCIA, MEDIDA EM GRAUS, DE QUALQUER LUGAR DA TERRA AO MERIDIANO DE GREENWICH, QUE É O PRINCIPAL MERIDIANO, DIVIDINDO A TERRA EM DUAS PORÇÕES IGUAIS HEMISFÉRIO ORIENTAL(LESTE) E HEMISFÉRIO OCIDENTAL(OESTE), QUE VARIA DE 0 a 180º NAS DUAS PORÇÕES.

GREENWICH: É O PRINCIPAL MERIDIANO QUE ESTA A 0º LOCALIZADO NA CIDADE DE LONDRES, INGLATERRA, VIDANDO CRIAR CONVENÇÕES DE LOCALIZAÇÃO E HORAS MUNDIAIS.
Por Fim, visualizamos agora as duas abordagens acima juntas:


É isso ai pessoal estudem e ate a próxima se Deus quiser....

Aula 01 - Eniso Médio - 1º Ano - Escala Geográfica

Aula 01 – Ensino Médio - 1º Ano

Professor: Ricardo


Caros Alunos e Alunas,

Para começarmos a jornada deste ano letivo, vamos trabalhar a Escala Geográfica, vejam como é simples:

Podemos definir Escala como a representação da realidade no mapa, em que será necessário criar uma correspondência entre o tamanho real do terreno a ser representado e as dimensões do seu papel, como segue o exemplo:

Supomos que sua sala de aula possui 10 metros de largura e 10 metros de comprimento, logo sua sala tem 100m² de área (área do quadrado e lado ao quadrado), então seriam necessário 100m² de papel para desenhar esta sala de aula, o que seria inviável economicamente (haja papel né).

Bom e como resolveremos este problema utilizando seu caderno?

A primeira conclusão que temos é que a área da sala deve ser reduzida para caber em um espaço de uma folha de seu caderno.

Mas como assim?

Vejam o exemplo passo a passa:

  1. Pegamos à régua e medimos 10 cm no caderno, formando um quadrado que tem 10cm de lado;
  2. Este quadrado é nossa sala de aula representada no papel;
  3. Ao fazer isso você já estabeleceu uma Escala de redução da sua sala, ou seja:

1cm ___corresponde a 1m

10cm___corresponde a 10m

1m é igual a 100cm

Logo minha ESCALA da sala é de 1: 100

TIPOS DE ESCALAS

A escala pode ser representada de duas formas a numérica e gráfica:

0 100 200 300

Escala Gráfica /_____/______/______/ cada 1cm no mapa representa 100cm no real

Escala Numérica: 1: 100

APROFUNDANDO UM POUCO MAIS

Mas o que quer dizer?

Quer dizer que a cada 1cm no mapa eu tenho 1m na realidade, por cada um centímetro representar um metro eu tenho uma grande quantidade de detalhes, ou seja, quanto menor o valor numérico da escala, maior será a quantidade de detalhes deste mapa.

Ao tempo que, quanto maior o valor numérico da escala, menor serão os detalhes apresentado no mapa, como por exemplo, um mapa do Brasil abaixo:


Mapa do Brasil


















Ou seja, a Escala numérica 1: 40.000.000, assim temos uma pequena quantidade de detalhes sobre o Brasil, no entanto conseguimos visualizar, todos os Estados, bem como outros países, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela que compõe o Mercosul (Mercado Comum do Cone Sul ) que é a união de países a fim de estabelecer metas econômicas, monetárias, sociais, políticas e culturais, é bem claro que este bloco ainda não alcançou todos seus objetivos trataremos disso em outro momento.

Fórmulas para cálculo de Escala:

E = escala

D = distância na realidade

d = distância no mapa

E = D/d --------para calcular a Escala.

D = d*E-------para calcular a Distância Real.

d = D/E ------para calcular a distância no mapa.

Unidades de Medidas e Transformações

Km_________m__________cm

000 00

1km = 100.000 cm

1m = 100cm

Exercícios para fixar:

1 – Qual distância real aproximadamente entre a cidade de São Paulo a Belo Horizonte, em linha reta, utilizando uma escala de 1:25.000.000, se essas distância no mapa mede 2cm. (fonte Sene e Moreira, 1998, p. 431) – Adaptado: Quirino – 2008.

2 – A distância real, em linha reta, entre o marco zero das cidades de Rio de Janeiro e São Paulo e de 362,5 km, que correspondem no mapa em linha reta a 14,5 cm. Pergunta-se qual a Escala deste mapa? (fonte Sene e Moreira, 1998, p. 431) – Adaptado: Quirino – 2008

3 – A distância real entre a cidade A e a cidade B é 1000 km, sabe-se que a Escala utilizada para confeccionar o mapa é de 1:50.000.000. Então qual é a distância entre a cidade A e B, no mapa?

Resolvam e mandem suas dúvidas,

Até a próxima pessoal, se Deus Quizer,

Obrigado.

Bem vindos...

Caros Alunos,

Aqui é nosso espaço de trocas de informações, serão publicados aqui aulas, trabalhos, produções e materiais didáticos, com a finalidade de proporcionar um local de encontro, de debate e de críticas, sendo a Geografia a espinha dorsal dos nossos encontros.

Então aproveitem, tirem suas dúvidas mandem e-mails, busquem informações com qualidade, briguem pelos seus direitos.

Boa Sorte para nós, e Felicidades...

Educador: Ricardo